quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ferramenta Pesquisa

Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Para facilitar e organizar o aprendizado do processo da pesquisa o aluno deve seguir pelo menos esses seis passos básicos a seguir:

• 1- Definir o Tema ou Pergunta
Definir o tema de estudo, criar uma pergunta ou situação problema, isso é definido pelo próprio professor ou deixar livre ao aluno.

• 2- Encontrar fontes seguras
Sites indicados pelos professores ou de instituições educacionais, livros educacionais, artigos publicados, entrevistas de especialistas, não utilizar somente um site de busca como recurso da pesquisa, etc.

• 3- Interpretar as informações encontradas
Interpretar tudo o que foi lido durante a pesquisa, escolher informações que são necessárias para desenvolver o conteúdo do trabalho.

• 4- Desenvolver a produção escrita
Fazer esquemas dos conteúdos e organizar os conhecimentos adquiridos para fazer um aprofundamento do tema da pesquisa, não copiar, mas sim explicar com as próprias palavras, interpretação das informações

• 5- Publicar ou expor em forma de amostra ou apresentação
Mostrar os resultados em publicações, debates, palestras, murais, seminários, apresentação em vídeos ou slides

• 6- Apresentar a bibliografia utilizada.
Apresentar ao final da pesquisa todas as fontes consultadas, ou seja, lidas, exemplos: livros, sites, enciclopédias digitais, bibliotecas virtuais, revistas, artigos, etc.


Fontes:
· Revista Nova escola
· Introdução à metodologia do trabalho cientifico - 7ª edição de Maria Margarida de Andrade

6 comentários:

Petros.17 disse...

Ola, gostei muito do teu blogue, acho interessante este tipo de cronicas que nos ensinam como viver melhor, facilitando as coisas do dia a dia, e nos dão uma lição de vida.

Eu actualmente possuo um blogue do género deste, com generalidades, mas encontrasse parado devido á falta de tempo, no entanto tenho outro, a qual gostaria de obter a tua opinião.

http://tenta-naorir.blogspot.com/

Rannid Gonçalves disse...

olá. sou professor de Informática Educacional e adorei seu blog ^^ pena que não tem muitas atualizações. Parabéns :)

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Olá. adorei seu blog, com edições diversificadas e atuais.Parabens
prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com

Anônimo disse...

Sou profissional na área de informática, gostei do teu Blogger, pena não ter atualizações; teu trabalho mostra que estas a trabalhar em uma instituição de ensino que dar valor as tuas criatividade, ou não...

Geane disse...

Oi Denise,

Muito bom o seu blog, mas gostaria de saber se você tem algum texto, artigo ou livro pra recomendar que trate do objetivo do laboratório de informática numa escola. Seria aulas de informática ou o professor utilizá-lo como auxílio à aprendizagem?
Obrigada!

Helder Tota disse...

Gostei muito do teu blog, Parabéns!!! Quando possível, atualize por favor, pois creio que podes ajudar muito, a educandos e educadores.

Abraço!